Veggieburger de Lentilhas (hamburger + maionese SEM ovos)

Em Pindamonhangaba - SP existe uma comunidade rural Hare Krishna chamada Nova Gokula. Em épocas de festivais, Nova Gokula recebe muitos visitantes e lá mesmo há três opções de lugares para comer: o restaurante Govinda, o restaurante e lanchonete Jagannatha, e o quiosque da Eka. Neste último, comprei uma vez um veggieburger que até aquele então eu não tivera coragem de comer pelo tamanho - era gigante! Comprei um pro almoço pós ano novo e dividi com Theo, que adorou!

Num dia dessa semana, com uma certa pressa de fazer um almoço rápido e já deixar alguma coisa engatilhada pro lanche mais tarde (que não fosse simplesmente pão com requeijão ou biscoito), resolvi fazer uma das receitas de hamburger que tenho anotadas aqui, mas na verdade, dei uma improvisada pra simplificar a coisa. Ficou mais prático e muito gostoso.

Ingredientes para o hamburger:

1 xícara (chá) de lentilha escorrida cozida, amassada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
1 colher (chá) de curry
1 colher (chá) de pimenta do reino
1 colher (chá) de cominho
Sal  a gosto
farinha de milho para empanar
óleo para grelhar (não precisa muito)

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes, modele os hamburgueres do modo que desejar, passe na farinha e grelhe no óleo quente. Fácil, só demora mesmo para cozinhar a lentilha. Montei meu sanduba com fatias de queijo mussarela, os hambuguinhos de lentilha e fatias de abobrinha preparadas como os tomates verdes fritos.


MAIONESE SEM OVOS
Ingredientes

4 colheres (sopa) de leite em pó (a receita original estava com leite de soja em pó)
1 xícara (chá) de água gelada
azeite, óleo de milho ou girassol

Modo de preparo:

Bata no liquidificador em tempo lento a água e o leite em pó até virar um mingau. NÃO mude a velocidade do aparelho sob risco de fazer a maionese desandar. Abra aquela tampinha da tampa do liquidificador e vá acrescentando óleo ou azeite até ficar no ponto de maionese.


Dicas

Para fazer maionese com sabores e cores, pode-se acrescentar outros ingredientes: azeitonas pretas ou verdes (logicamente sem caroço), duas a três colheres de salsinha picada para maionese verde, beterraba cozida para maionese vermelha, e para quem gosta de um pouco mais picante, uma pitada de páprica em pó.

Comentários

  1. Cara, esse hamburguer da Eka é demais mesmo!!! Um dos melhores que comi. Tenho quase certeza que no hamburguer dela vão ervilhas. D+

    ResponderExcluir
  2. Eu queria o segredo daquela maionese dela. A minha não passou nem perto. Aquela maionese é TUDO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu tenho a minha receita de maionese que eu acho bem parecida com aquela, modéstia parte.
    A receita da Visnu Priya, vou postar aqui depois hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário