Porque Hare Krishna não come alho e cebola?

Kurma Dasa
Hare Krishna, amigos!


É a terceira vez que recebo esse texto por email, então resolvi compartilhar com vocês. Muitas pessoas têm curiosidade a respeito do não consumo de alho e cebola por parte dos devotos vaishnavas e eu acho que esse texto é bastante esclarecedor. Foi escrito por um famoso chef de cozinha que é devoto Hare Krishna e é conhecido como Guru Vegetariano da Austrália.

Sua serva,
Govinda-vallabhi dasi (IdS)



Por que não alho e cebola?
Tradução: Lissandra Firace




O chef devoto de Krishna, professor, autor e estrela de TV, Kurma Dasa, sempre é indagado com essa pergunta. Aqui está sua resposta, bem ponderada:

__ Eles não deveriam ser bons para você? Humm?

Uma das perguntas mais comuns feitas a mim é esta: "Por que você não come alho e cebola? 
Aqui está a minha resposta curta: como um devoto de Krishna e praticante de Bhakti-yoga, eu não como alho nem cebola, porque eles não podem ser oferecidos à Krishna.


Aqui está a minha resposta mais longa: Você pode saber que a cebola e o alho são membros da família botânica aliáceos (alliums) - juntamente com o alho-poró, cebolinha e chalotas.

Segundo a Ayurveda, a ciência médica clássica da Índia, os alimentos são agrupados em três categorias - sattva, rajas e tamas. Alimentos nos modos da bondade, paixão e ignorância. Cebola e alho, e as outras plantas aliáceas são classificadas como rajas e tamas, o que significa que aumentam a paixão e a ignorância.
Aqueles que se submetem a cozinhar ao puro estilo brahmana da Índia, incluindo eu mesmo, e Vaishnavas - seguidores do Senhor Vishnu, Rama e Krishna â gostam de cozinhar apenas com alimentos da categoria sattva. Estes alimentos incluem frutas frescas, legumes e ervas aromáticas, produtos lácteos, grãos e legumes, e assim por diante. Especificamente, Vaisnavas não gostam de cozinhar com alimentos rajásico ou tamásico porque eles não podem ser oferecidos à divindade.


Alimentos Rajásicos e tamásicos também não são usados porque eles são prejudiciais para a meditação e devoções. "Alho e cebola são rajas e tamas e estão proibidos aos yogis porque enraíza a consciência mais firmemente no corpo", diz a bem conhecida autoridade em Ayurveda, Dr. Robert E. Svoboda.


Alguns ramos da medicina ocidental dizem que os Alliums têm benefícios de saúde específicos; o alho é respeitado, pelo menos nos círculos médicos alopatas, como um antibiótico natural. Nos últimos anos, enquanto as implicações dos resultados cardiovasculares do Allium vegetal têm sido estudadas com algum detalhe, as implicações clínicas do consumo da cebola e do alho a partir deste ponto de vista ainda não são bem compreendidas.


No entanto, ainda há muitas coisas negativas a se dizer sobre o alho e a cebola. Não tão bem conhecido é o fato de que o alho no estado bruto pode carregar nocivas (potencialmente fatais) bactérias do botulismo. Talvez seja com uma consciência do presente que o poeta romano Horácio escreveu sobre o alho que "é mais prejudicial do que cicuta".


Deve ser salientado que o alho e a cebola são evitados pelos espiritualistas porque eles estimulam o sistema nervoso central e pode perturbar votos de celibato. O alho é um afrodisíaco natural. A ayurveda sugere que é um tônico para a perda de potência sexual por qualquer motivo, debilidade sexual, impotência de excesso de indulgência em sexo e esgotamento nervoso de dissipação de hábitos sexuais. Diz-se ser especialmente útil para os idosos com tensão nervosa e diminuição da potência sexual.


Os taoístas perceberam a milhares de anos que as plantas da família aliáceos eram prejudiciais para os seres humanos em seu estado saudável. Em seus escritos, um sábio Tsang-tsé descreveu os Alliums como os "cinco perfumados ou legumes perfumados picantesâ - que cada um tem um efeito negativo sobre um dos seguintes cinco órgãos - fígado, baço, pulmões, rins e coração. Especificamente as cebolas são prejudiciais para os pulmões, ao coração o alho, alho-poró ao baço, cebolinha (chives) para o fígado e cebolinhas (spring onions) para os rins.


Tsang-tsé disse que estes vegetais pungentes contem cinco tipos diferentes de enzimas que causam "hálito repugnante, odor extra-sujo de suor e movimentos do intestino, e levam à indulgência lasciva, aumentam a agitação, ansiedade e agressividade", especialmente quando consumidos crus.


Coisas semelhantes são descritos na Ayurveda. "Além de produzir hálito e odor corporal, estas plantas (aliáceos) induzem irritação, agitação, ansiedade e agressividade. Assim, eles são prejudiciais fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. De volta à década de 1980, em sua pesquisa sobre o funcionamento do cérebro humano, o Dr. Robert [Bob] C. Beck, DSc. descobriu que o alho tem um efeito negativo sobre o cérebro. Ele constatou que o alho de fato é tóxico para o homem porque seus íons de hidroxila sulfona penetram a barreira hemato-encefálica e são tóxicos para as células do cérebro. Beck explicou que, desde os anos 1950, sabia-se que o alho reduziu o tempo de reação de duas a três vezes quando consumidos pelos pilotos tendo testes de vôo. Isso ocorre porque os efeitos tóxicos do alho âdessincronizamâ as ondas do cérebro.Precisamente pela mesma razão, a família de plantas de alho tem sido amplamente reconhecidas como sendo prejudiciais aos cães. Mesmo quando o alho é usado como alimento na cultura chinesa é considerado nocivo para o estômago, o fígado e os olhos e uma causa da tontura e da energia dispersada quando consumidos em quantidades imoderadas. Nem sempre o alho é visto como tendo propriedades totalmente benéficas na culinária e na medicina ocidental. É amplamente aceito entre os profissionais de saúde que, além de matar bactérias nocivas, o alho também destrói as bactérias benéficas, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. Praticantes de Reiki explicam que alhos e cebolas estão entre as primeiras substâncias a serem expulsas do sistema de uma pessoa - juntamente com o tabaco, álcool e medicamentos farmacêuticos. Isto torna evidente que aliáceos tem um efeito negativo sobre o corpo humano e devem ser evitados por razões de saúde. A medicina homeopática chega à mesma conclusão quando se reconhece que a cebola vermelha produz uma tosse seca, olhos lacrimejantes, espirros, corrimento nasal e outros sintomas familiares relacionados com o frio quando consumidos.Estas são apenas algumas das razões para eu evitar alho-poró, cebolinha, alho e cebola.


*****

Já estão participando da promoção?
Basta seguir o blog! Clique na imagem abaixo para saber mais:



Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como os produtos lacteos podem se encaixar na categoria sattva?
    se sabemos que eles produzem uma serie de maleficios para o corpo. como o acumulo de gordura,deficiencia circulatoria e excretora sanquinea,causando assim acumulo de impureza nas juntas gerando dores e alterando as glandulas sudoripadas e atrapalhando o processo natural de eliminacao do suor?
    e alem de tudo isso temos que ter uma fonte lactea confiavel pois o que as empresas tem feito com os bois e vacas para extracao de leite e carne eh um absurdo... estressam a vaca e infusionam hormonios que aumentam em ate 5x a producao do leite alem de separar a vaca do filhote para poder aproveitar todo o leite

    nao consigo ver nosso amado senhor krishna concordando com isso..
    nao sou hare mas sou um simpatizante e estudioso do tantra da cultura hindu e do mahabarata e combato fielmente os habitos lacteos

    Paz,Amor e LUZ para todos os irmaos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação ❤️🙏

      Excluir
    2. Excelente, aulas e palestras. Se tiver algum livro, vídeo ou meio de se aprender tudo que disse e puder compartilhar ficarei grato.

      Excluir
  3. Concordo plenamente com Otalibas.A industria de laticínios é um verdadeiro campo de concentração de vacas e bois.Também sou simpatizante do movimento Hare.

    ResponderExcluir
  4. So um espirito ignorante aceita a ilusão de se purificar em prol da evolução... Disciplina, ritos, votos nada tem a ver com espiritualidade. Apenas o amor pleno leva o ser a consciência plena, pura, imaculada, livre de qualquer julgamento, qualquer discriminação... Hari e a luz que ilumina tudo, e o Cristo e a verdade entre os homens, viver imerso em seu amor nada tem a ver com o que se come ou como se ora. Viver imerso em seu amor so quando nao há mente, quando nao há necessidade alguma, nem estar nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo. O bem estar da mente está fundamentado na saúde do corpo o qual está fundamentado na boa alimentação. A espiritualidade e o bem estar da mente estão diretamente interligados sem com q nunca conheçamos quem é causa e quem é efeito.

      Excluir
    2. Nenhuma religião da conta de explicar certo ou errado. Penso que da mesma forma que alguns vieram ao plano terrestre para experimentar sattva, outros vieram para experimentar as outras coisas. Existem infinitas divindades, a cebola e o alho podem perfeitamente ser bens agraciados por Shiva, ou qualquer outro nome que queira dar a esta força. Conheço pessoas que viveram até os noventa anos tomando cachaça e comendo de tudo, ninguém é douto o suficiente para dizer com absoluta certeza o que é ou não sinônimo de boa saúde.

      Excluir
    3. Ps: Ou de espiritualidade. Quem que já viveu é capaz de garantir que a chamada (Iluminação, Libertação, Bodhisattva, Nirvana, Verdade ou seja lá o que for) não passa apenas de uma lombra adquirida a partir de uma prática intensa de rituais e mantras e coisas afins? No fundo, ainda que seja baseada em técnicas milenares de tentativas e erros, a Ayurveda não passa de qualquer outro conhecimento humano, tão passível de equívocos quanto qualquer coisa. E todas as dúvidas que surgem a partir de novos debates levantados por nossos choques culturais são igualmente enriquecedores para aprimorarmos ainda mais esta ciência.

      Excluir
  5. Ótima explicação Parabéns Kurma! Harebolo!
    Otalibas você não é Hare , deve ser Vegano, nosso pais é Laico...

    ResponderExcluir
  6. Comentário cheio de luz cidez do Otalibas que perturba as mentes presas a costumes antigos que não se encaixam nos nossos! Paz a você e a todos os seres!

    ResponderExcluir
  7. Algum de vocês suportariam viver em privações,orando,cantando...,vivendo com o que tem sem reclamar ou maldizer a própria vida???
    Acho que não,né.
    Ignorância suprema é tentar explicar algo que desconhecemos de forma totalmente precipitada e completamente irrelevante,pois de tais palavras não se aproveitam NADA.Como amar a Deus mas não respeitar os caminhos que nos leva à Ele... Eu procuro conhecer um pouco de todas as religiões,e sabem o que encontrei em todas elas???
    Deus

    Pedi a benção a Krishna
    e o Cristo me abençoou,
    orei ao Cristo
    e foi Buda que me atendeu,
    chamei por Buda
    e Krishna me respondeu.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇAS AO SER SUPREMO QUE SEMPRE VAIEXISTIR SEMPRE ALGUEM COMO SUA PESSOA QUE PODERÁ COMBATER ALGUM CCOMENTÁRIOCONTRARIO A SABEDORIA QUINTO MILENAR .OS VENDAS.GRATO FICAMOS A VÇ.HARE KRSNA DEUS AZUL.........TONY kampos SUAS ORDENS.........!!!!!

      Excluir
  8. Tenho mente aberta para tudo. E respeito a todos. Gostaria de saber o que posso usar para substituir alho e cebola, porque amo o sabor dos dois. Mas gostaria de parar de usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra substituir eh dificil..tem gente q usa "assafetisa".. custa caro mas rende muito.. o jeito é cozinhar buscando outro tempero adaptando novo paladar.. gengibre, curcuma, oregano, tomilho, cominho, coentro, salsinha, manjericão ou um pouco de pimentas sao alguns que utilizamos.... e os lacteos com moderação caso a pessoa consiga digerir bem tbm sao utilizados para complementar o sabor e nutrientes... quase tudo nessa era atual em que vivemos é feito com ganância explorando e maltratando a natureza e tbm as vacas...acaba sendo inviavel economicamente comprar tudo organico ou livre de crueldade no caso dos lacteos...o que podemos fazer em relação a alimentação é seguir os passos e exemplos deixados por grandes mestres no meu caso por exemplo é Srila Prabhupada o fundador deste movimento para a consciencia de Krishna. Onde aprendi a selecionar e oferecer para Deus o alimento preparado antes de ingerir e que atraves deste processo todos os seres ali envolvidos vegetais e as vacas são beneficiados e tornando este alimento santificado..espiritualizado.. livre de karma.. esse é um processo que precisa ser estudado e colocado em pratica com amor e devoção como Krishna fala em, varios versos no Bhagavad Gita Como Ele É.. um deles fica no capitulo 9 verso 27. Existem alguns restaurantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo entre em contato com algum templo Hare Krishna para maiores informações. Namastê

      Excluir
  9. Gostaria muito de encontrar algum restaurante que sirva comidas típicas , para provar o sabor.

    ResponderExcluir
  10. Pra substituir é dificil..tem gente q usa "assafetida".. custa caro mas rende muito.. o jeito é cozinhar buscando outro tempero adaptando novo paladar.. gengibre, curcuma, oregano, tomilho, cominho, coentro, salsinha, manjericão ou um pouco de pimentas sao alguns que utilizamos.... e os lacteos com moderação caso a pessoa consiga digerir bem tbm sao utilizados para complementar o sabor e nutrientes... quase tudo nessa era atual em que vivemos é feito com ganância explorando e maltratando a natureza e tbm as vacas...acaba sendo inviavel economicamente comprar tudo organico ou livre de crueldade no caso dos lacteos...o que podemos fazer em relação a alimentação é seguir os passos e exemplos deixados por grandes mestres no meu caso por exemplo é Srila Prabhupada o fundador deste movimento para a consciencia de Krishna. Onde aprendi a selecionar e oferecer para Deus o alimento preparado antes de ingerir e que atraves deste processo todos os seres ali envolvidos vegetais e as vacas são beneficiados e tornando este alimento santificado..espiritualizado.. livre de karma.. esse é um processo que precisa ser estudado e colocado em pratica com amor e devoção como Krishna fala em varios versos no Bhagavad Gita Como Ele É.. um deles fica no capitulo 9 verso 27. Existem alguns restaurantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo entre em contato com algum templo Hare Krishna para maiores informações. Namastê

    ResponderExcluir
  11. Saudações! Do movimento Hare Krishna conheço somente o que a mídia propaga, não tive nenhum contato com essa cultura.
    O que me impressiona é que o que foi relatado aqui é exatamente a minha relação com o alho e a cebola: os sintomas, sinto todos: a cebola e o alho são os mais eficazes diuréticos que conheci (já tomei remédio para fazer diurese e não foram tão eficientes). Impossível explicar para um alopata que, observando-me cheguei a conclusão do texto (que alho e cebola me são prejudiciais) e ouvir como resposta que deve ser "impressão minha, pois são bons antibióticos e ajudam a baixar a pressão, mas não esqueça os remédios alopatas, hein!". Posso dizer que concordo com esse texto por vivência própria, reflete perfeitamente a minha relação com o alho e a cebola.

    ResponderExcluir
  12. Minha Realidade: Não como carne e derivados por Amor aos Animais, a Natureza, e por Amor aos Meus Corpos. Não fomos projetadados para comer carne, e sim, Ensinados. Não tomo leite animal e seus derivados. O ser humano é o único mamífero que mama até morrer, e pior, toma leite animal extraído violentamente da Mãe e dos seus filhotes. Estamos Destruindo o planeta com nosso consumo/hábitos e pedindo Misericórdia para Deus. Bom, como de tudo que é natural (rsrs) MODERADAMENTE, sou saudável, não tomo nenhum remédio. 6.0

    ResponderExcluir
  13. O que entra pela boca vai para os intestinos e é expelido nas fezes, o mal é o que sai da boca do homem, porque vem de dentro do seu coração.

    ResponderExcluir
  14. Quando como alho me sinto mal pois ele me irrita muito o estômago além de ser muito rico em iodo que no meu caso ataca meu hipertiroidismo, portanto cortei da minha alimentação pois pra mim o importante é meu bem estar e paz minha duvida é : Como temperar o feijão sem utilizar alho e cebola ?
    Gratidão

    ResponderExcluir
  15. Quando eu como alho, eu peido demais.

    ResponderExcluir
  16. Pertinente suas observações, Otalibas. Principalmente, pela exploração animal, principalmente!!

    ResponderExcluir
  17. Uma ótima leitura seria Romanos 14 e Marcos 7:14-20.
    Gratidão 🙏 a todos.

    ResponderExcluir
  18. Eu amo cebolas,como-as desde criança,cruas-posso dizer que elas sempre me deram enêrgia,resistência fisica,me auxilia no meu treino-A cebola é mau vista para os hare krishna,budistas etc por que aumentam a testosterona,a vontade de transar,e o vigor sexual,aumentam a quantidade de semen,tanto que seu formato é identico ah semente da fecundação,semen-assim como varias seitas religiosas que vejam o sexo e a páixão como inimigos da evolução espiritual-No EGITO ANTIGO e MESOPÔTAMIA-A CEBOLA ERA UM AMULETO SAGRADO-Os faraós tinham seus sarcofagos cheios de cebolas,INCLUSIVE colocava-se rodelas de cebola em volta aos olhos,por que a CEBOLA simbolizava a IMORTALIDADE e simbolo de propriedades MAGNÉTICAS=Condutores de ELECTRICIDADE,assim como Limão,laranja,alho,tomate....CEBOLA regenera o corpo,nos da PODER.

    ResponderExcluir

Postar um comentário