Panqueca de Espinafre e Ricota

A receita de hoje vem de um livro de receitas lacto-vegetarianas chamado Gosto Superior. É um livro pequeno, com receitas simples, sendo sua maior parte baseada na culinária Indiana. Recomendo o livrinho, que pode ser encontrado na internet com facilidade por aproximadamente R$10,00.

Mas vamos falar da receita, quem não gosta de panqueca? É uma delícia, não é verdade? Vou apresentar as receitas da massa e do recheio do livro aqui com alguns comentários pessoais. A massa é VEGANA e o recheio é LACTO-vegetariano. Como a receita foi retirada do livro, vou colocar comentários pessoais em itálico =)

INGREDIENTES DA MASSA:
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de óleo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
4 xícaras de água
Curry
Sal

INGREDIENTES DO RECHEIO:
1 maço de espinafre
200g de creme de leite fresco
200g de ricota
2 colheres de sopa de óleo

PREPARO:
Aspecto das panquecas. Os pontos mais escuros na massa são as bolhas que ela forma ^^
Junte todos os ingredientes da masssa numa tigela e misture muito bem. Se preferir, use o liquidificador (eu usei o liquidificador e dá super certo, além de ser muito prático).
Numa frigideira quente, em fogo baixo, vá pingando a massa formando grandes círculos e cozinhe por dois minutos (utilizei uma concha média para media a quantidade de massa e uma frigideira média anti-aderente, a minha dica é que você use uma frigideira do tamanho que deseja que a panqueca fique e cubra todo o fundo dessa frigideira com uma camada fina da massa). Logo que aparecerem bolhas, com uma espátula vire e cozinhe este lado por mais dois minutos (se tiver dificuldades para tirar com a espátula é porque a massa não está totalmente cozida deste lado, ela fica soltinha quando está no ponto, tanto que eu consegui girar com facilidade as panquecas sem nem precisar de espátulas).
Prato finalizado, delícia!

Close do recheio na panqueca.
Pique o espinafre. Numa panela refogue o espinafre com manteiga e sal (repare que a manteiga não está na lista de ingredientes, no livro também está assim, rs. No meu caso eu usei ghee para refogar o espinafre, também coloquei cheiro verde picadinho e nós moscada), depois junte a ricota e o creme de leite (utilizei somente 100g de ricota, não sei se o maço de espinafre que eu tinha era pequeno, mas achei que 100g foram o bastante para fazer um recheio uniforme). Recheie as panquecas com este recheio.

>>>>>>>>>>> + DICAS e outras informações: <<<<<<<<<<<<<<<
Close da cobertura.
- SUGESTÃO: Cobrir as panquecas com molho de tomate e queijo parmesão ralado. Pode levar ao forno convencional ou ao microondas para dar uma derretida no queijo.
- RENDIMENTO: Nas proporções mencionadas na receita eu obtive um rendimento de 9 panquecas como as das fotos.
- RECHEIO ALTERNATIVO:  Já fiz a receita substituindo o espinafre por 1 cenoura grande ralada e ficou ótima!
- PANQUECA VERDE: Se for bater a massa no liquidificador, experimente adicionar um pouco de cheiro verde, o sabor fica espetacular e as panquecas ficam verdinhas *-*
- EKADASI: Já adaptei essa receita para Ekadasi e substituí a farinha de trigo por fécula de batata e o óleo por ghee e dá super certo! O sabor é o mesmo, e como a receita é muito prática virou uma das minhas queridinhas em Ekadasi! Atenção: é preciso usar o liquidificador, e a massa não pode ficar parada muito tempo senão ela vai ficando bifásica. Toda vez que observar que isso está acontecendo, dê mais uma batidinha no liquidificador. Pode acontecer também da massa ficar mais elástica, mas não se preocupe, é normal.
As panquecas acompanhadas de arroz branco com ervilhas.








PS: Antes de experimentar ou servir, não esqueça de oferecer. O gosto se torna ainda mais superior  ;)

Comentários

  1. As fotos estão espetaculares!! Deu até fome (acabei de tomar café da manhã, detalhe).

    Só um adicional. Esse Gosto Superior que você colocou a foto (e que eu também tenho) é a edição pocket, mas há um livro chamado 108 Delícias da Culinária Vegetariana Mundial de autoria de Kurma Das, que tem as receitas do Gosto Superior também. Este eu ainda não tenho, mas estou doida pra adquirir. Você tem? Anyway, fikdik pros leitores. =)

    Hare Krsna. Jaya maha-prasadam ki jaya!

    Ps.: Hoje apresento meu ensaio sobre a prasada no simpósio de História das Religiões. Tema de pesquisa delicioso, não? ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu tenho esse 108 Delícias da Culinária Vegetariana Mundial ! É muito bom mesmo, mas ainda não peguei ele pra fazer as receitas. To com o objetivo de fazer todas do Gosto Superior Primeiro e depois esse =D

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece muito bom mesmo, vou experimentar qualquer dia. Já nem sou fã de panquecas, né? rs Apesar de preferir as doces. =P

    o/

    ResponderExcluir
  4. Você teeeeem, KKtibinha danadinha? Nham nham!!!

    ResponderExcluir
  5. Vi a visita de vocês em meu blog, e resolvi passar por aqui! =)
    Gostei pacas(muito) do blog de vocês!
    Vou ficar sempre atenta a tudo. E espero que visitem bastante meu blog!

    Bjos, Karine.

    http://vegetarianav.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário