O que é que o Brasil tem? Tem Soja, tem!

Acho que um lugar comum em que as pessoas que deixaram de consumir carne e outros produtos de animais recentemente chegam é a busca pela soja. É a forma de substituição da proteína animal mais conhecida/falada e o nosso país esbanja o produto.
A proteína da soja é uma alternativa natural e saudável de se obter proteína não-animal em sua dieta. Ela é uma proteína completa, de alta qualidade e digestibilidade. Normalmente, possui um teor de gordura muito baixo, assim como de colesterol e lactose.

Soja e derivados.

Soja em grãos
Na sua forma comum, a soja pode ser preparada como um feijão ou outra leguminosa qualquer.
Mas, além do formato em grão, a soja também é oferecida no mercado no formato de Proteína Texturizada de Soja ou Proteína Vegetal Texturizada (PVT). A PVT é um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica.

PVT
A soja neste formato de PVT é a base para muitas receitas vegetarianas e veganas e exige um certo cuidado inicial: a PVT precisa der hidratada. Por isso o próximo post será dedicado ao processo de hidratação da PVT e irá servir como ponto inicial para muitas receitas postadas aqui no blog. Mas não é preciso se preocupar, como você irá ver esse preparo é simples e a PVT pode ser encontrada facilmente em mercados e lojas de produtos naturais em vários tamanhos.
Composição da Soja - Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-635X2000000100009&script=sci_arttext

Se você é um recém vegetariano/vegano, também não precisa se desesperar e sair comendo soja todos os dias. O que é preciso é ter uma alimentação balanceada e variada. Há outras formas de obter a preteína vegetal: leia aqui.
Na minha experiência pessoal posso dizer que nunca vi nenhum dos meus muitos amigos e conhecidos vegetarianos/veganos morrer ou adoecer por estar "desproteinado".

Leia mais sobre a soja na alimentação em: http://www.cnpso.embrapa.br/soja_alimentacao/index.php?pagina=1 

Comentários