Leite de Aveia Caseiro

Recentemente resolvi experimentar fazer o leite de aveia em casa e me surpreendi com o resultado! O texto que vou postar em abaixo em itálico é do post original de onde tirei as instruções parar preparar o leite, o site Vista-se.


"Aposente o creme de soja nas receitas salgadas e tenha um truque na manga para as receitas doces. É mais uma dasquelas receitas que você lê e diz: “Por que eu não fiz isso antes?!”. 
Aprenda a preparar o leite de aveia em casa em menos de 2 minutos!
Receita
Ingredientes
2 xícaras de aveia (em pó ou flocos)
4 xícaras de água (ou à gosto)

Preparo
Bata todos (rsrsrs) os ingredientes no liquidificador.
Tá decepcionado? Achou que dava mais trabalho? Ok, você pode coar com um pano (limpo!) e colocar em uma garrafa de vidro. Na geladeira, dura em média 3 dias.
Sugestões e dicas:
Para receitas salgadas, você pode usar ele assim mesmo, sem nenhum outro ingrediente, puro. Os temperos da receita farão a mágica. O leite de aveia tem o mesmo efeito do amido de milho. Sob cozimento, ele engrossa. Você consegue, por exemplo, fazer um delicioso estrogonofe com ele! Faça testes acrecentando mais ou menos aveia na hora de bater no liquidificador. Assim, você terá leites mais densos para pratos mais cremosos. Se o seu objetivo é ter um leite para beber com achocolatado ou consumir com granola, por exemplo, tente acrecentar uma colher de chá de essência de baunilha e açúcar a gosto durante o processo no liquidificador.
Preços – agora cai seu queixo
Uma caixinha de Creme de Soja da Batavo custa, em média, R$ 2,50 e tem 200g. Já 500g de aveia em pó custa, em média, R$ 1,60 e rende mais de 2 litros de leite vegetal!
Benefícios para a saúde do leite de aveia
O leite de aveia é rico em fibra, é isento de colesterol e lactose, e contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais.
A aveia é também rica em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares."


Agora vamos as fotos do meu leite... eu fiz a receita exatamente com a quantidade acima.
Batendo...

Após batido, bem branquinho =)
No copo
Para beber, eu acho melhor que seja coado no pano porque ele fica meio grossinho. Mas para receitas, nem precisa coar =D
Eu usei o leite de aveia na receita do empadão cremoso de palmito e ficou uma delícia!
Aqui estão outras receitas nas quais o leite de aveia pode ser utilizado..
Creme de Milho

Strogonoff de Seitan
Strogonoff de Soja



Comentários