Meu aniversário de 25 e o início de um caminho vegano

Meus 25 anos: festa temática Vaquinha Feliz
Quem me acompanhava aqui no Tomate Cru sabia que eu era vegetariana (ovo-lacto).
Mas no dia primeiro de setembro eu celebrei meu aniversário de 25 anos e me tornei vegana.

Então, para celebrar, eu organizei a minha primeira festa vegana.

Já que era algo novo, não quis deixar que o fato passasse em branco para os convidados, então fiz uma festa temática da Vaquinha Feliz (pois ela não estava sendo explorada! rs) com algumas mensagens para os convidados sobre o veganismo.



Para as lembrancinhas eu escolhi duas opções: 1) bolinhas de açúcar, sem corantes de cochonilha e 2) creme hidratante Granado, não testado em animais e sem ingredientes de origem animal.


Na mesa, havia um potinho para os convidados retirarem uma "mensagem da vaquinha". As mensagens eram frases vegetarianas famosas que eu peguei na web.


Além disso, também imprimi um material sobre Direitos dos Animais do http://www.abolitionistapproach.com/ para os convidados levarem pra casa.


Falando um pouco dos comes e bebes, encomendei os salgadinhos veganos com dois restaurantes vegetarianos de Campos (cidade onde foi feita a festa). Foram servidos: "nuggets" de soja, kibe de seitan, bolinho de aipim com ervas, pastel de PTS, pastel de legumes, pastel de banana e mini baurú de palmito com espinafre. Os salgadinho foram servidos acompanhados de maionese vegana de ervas feita por mim e ketchup também vegano.

Amiga convidada mostrando o kibe em close
Amiga convidada mostrando o "nugget" em close
Também montei uma torta salgada de pão com pastinhas vegetais todas feitas por mim As camadas que usei foram: maionese de ervas com azeitonas, patê de salsicha vegetal, creme de ameixa e cenoura com palmito.


Na mesa de doces: balas de coco e jujubas veganas. Também preparei brigadeiros de soja, brigadeiros de amêndoas, cajuzinhos e docinhos de goiaba com baunilha (tudo com granulado vegano, claro!).

Jujubas sem gelatina e corantes de cochonilha
Dona vaca caindo de boca nos docinhos
E para encerrar, o bolo! Preparei um bolo simples de baunilha, recheado com doce "deleite" de soja e pêssegos, decorado com pasta americana vegana.

Pratinho de uma amiga convidada com bolo, brigadeiro de soja (copinho), brigadeiro de amêndoas (enrolado), cajuzinho e docinho de goiaba com baunilha.
Deu bastante trabalho preparar tudo, mas valeu muito a pena! A comida fez bastante sucesso e os familiares saíram comentando as mensagens sobre veganismo. Muitos disseram que iam refletir sobre seus hábitos =)
E mesmo que ninguém lembre de nada disso daqui há um tempo, serviu para todos verem que para ser vegano não é preciso abrir mão de nada, que é perfeitamente possível fazer uma festa de aniversário com os pratos tradicionais sem utilizar ingredientes de origem animal.

Veja as receitas da festa:
- Docinho de Goiaba
- Brigadeiro
- Torta Salgada (receita ainda não publicada)
- Bolo (receita ainda não publicada)

Comentários

  1. nossa mas ficou tudo muito lindo!! amei mesmo, inspiração para o meu niver! hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu desejo é toda a felicidade do mundo para alguém sem crueldade alguma, que é como são os Veganos.
    Parabéns... atrasado... que docinhos e salgados deliciosos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário