sábado, 28 de janeiro de 2012

YakisOBAAAA!!!!

Hare Krsna, pessoal!

Há alguns dias fiz essa preparação com muito amor e carinho, mas só hoje tomei vergonha na casa de postar. Fiz uma pesquisa na Wikipédia sobre o prato que eu conheci como sendo chinês, e descobri que ele também é muito popular no Japão.  A Wikipédia diz:

Yakisoba (em japonês: 焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem Chinesa, muito popular também na culinária japonesa, que significa literalmente macarrão de sobá frito.
Embora em geral o prato leve carne, a alternativa vegetariana é plenamente possível (e inclusive é vendida no China in Box lol). O macarrão do yakisoba pode ser frito ou não, e no caso do yakisoba chinês o macarrão tipo lámen é bastante usado (pode usar miojo pra fazer, obaaa).

Vou compartilhar essa receita com vocês com as adaptações que eu fiz. Em geral os legumes utilizados são repolho, cenoura e cebola. Nesta receita usei acelga (também conhecida como couve chinesa) no lugar do repolho, alho poró no lugar da cebola, e tolamente me esqueci das cenouras. Mas tudo bem, na receita que vou colocar cenouras, embora não tenha na foto. Vocês compreendem né? rsrsrs Vamos lá então!

 Ingredientes:
  • 250 gramas de macarrão tipo miojo (eu sou rebelde e usei bifum nesta receita, fica bom demais também, e eu chamo de yakibifum)
  • 4 folhas de acelga cortada em tiras grossas
  • 1 cenoura pequena cortada em tiras finas
  • pimentão vermelho e amarelo cortados em tirinhas finas a gosto
  • alho poró em fatias finas a gosto
  • azeite ou ghee para refogar os vegetais
  • uma pitada de pimenta-do-reino branca em pó
  • uma colher rasa (chá) de cominho
  • gengibre picadinho bem pequeno (se voc?ê acha forte, não ponha muito)
  • molho shoyo a gosto (em geral uso 1ml de molho shoyo para cada 1g de macarrão)

extras que combinam:
cogumelos tipo champignon
azeitonas pretas picadinhas sem caroço
pedaços de brócolis previamente refogados em azeite

Modo de preparo:

Comece refogando em azeite ou ghee o alho poró e quando estiver começando a perder a cor (e ficar transparente) acrescente o gengibre. Deixe o gengibre dourar um pouco e acrescente os pimentões em tiras. Refogue. Então coloque a acelga e a cenoura para refogar junto com um dedinho de água com os tempeiros em pó "diluídos". Repare que eu não coloquei sal, por que? Porque o molho shoyo já salgado e eu não vejo necessidade de salgar nada. Refogue os legumes até que as partes mais durinhas da acelga comecem a ficar macias. Não precisa chegar a cozinhar, a ideia é ficar um pouco macio, mas ainda consistente e crocante. Depois disso, se tiver algum ingrediente extra, pode acrescentar nesse momento, ainda antes de colocar o macarrão.

O macarrão deve ser cozido previamente. Se for do tipo lámen é aquele esquema dos três minutos. Se for bifum, é um minuto em água fervente e voilà, cozidinho. Acrescente o macarrão de sua escolha à mistura de legumes (eu nunca fiz com macarrão sobá, preste atenção aos macarrões japoneses porque boa parte deles costuma levar ovo na massa) e misture tudo muito bem. Então pode colocar o molho shoyo e mexer até que tudo pegue cor de molho shoyo. Deixe ferver só um tantinho e ofereça ao Senhor Supremo. É só fazer uma oração a Deus oferecendo a Ele o alimento e Ele aceitará, e você e seus convidados podem saborear uma deliciosa refeição santificada!

Gosto muito de servir yakisoba com batalha palha e saladas de folhas (alface, rúcula, agrião e broto de alfafa). Acho que combina bem com suco de uva e suco de maçã, são minhas bebidas favoritas para acompanhar o prato. É simples de fazer, relativamente rápido (demora só pra cortar os legumes, o resto é tranquilo), e fica diferente e muito saboroso. Haribol!


PS.: This recipe is in honor of Deva Darshan Prabhu who loves Chinese food.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...