Delícia de Vrindavana (Sopa de Sagú)

Essa preparação indiana eu aprendi com a amiga Vishnupriya para fazer em dias de Ekadasi (onde se faz um jejum de grãos e leguminosas). Nada mais é do que uma sopa de sagú. Muita gente só conhece a utilização do sagú em doces, por isso resolvi compartilhar essa receita.

Ingredientes:
- 250g de sagú
- 4 batatas médias cortadas em cubos

- ghee ou azeite para refogar
- tempero verde a gosto
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de pimenta
- 1 colher de sopa rasa de sal

Preparo:
Coloque o sagú em 1 litro de água, deixe hidratar por pelo menos 1 hora e escorra a água.
Numa panela coloque o ghee ou azeite e faça um refogado com os temperos e o sal. Coloque as batatas, o sagú e acrescente 1 litro de água. Deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias e o sagú com um aspecto transparente (tipo vidro, veja foto).

Como eu tinha brócolis em casa, eu acrescentei uns pedaços e achei que combinou bastante =)
Outra dica é servir com uma farofa de ghee com gengibre.

Delícia quentinha, ainda soltando fumaça.. hmmm

 Coincidentemente, fiz essa receita para o jejum de Ekadasi de hoje depois de muito tempo sem praticar este tipo de jejum e descobri que o Ekadasi de hoje era justamente o Utpanna Ekadasi, o primeiro Ekadasi do ciclo de 24. Um bom dia pra recomeçar =D. Saiba mais aqui.

"Há cinco barcos para as pessoas que estão se afogando no oceano da existência material: o Senhor Vishnu, o Bhagavad-gita, Srimati Tulasi-devi, a vaca, e Ekadasi." (Senhor Krishna falando a Garuda, no Garuda Purana)

Comentários