quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nhoque (ou Gnocchi) de Lentilhas

Compartilhando com vocês essa receita que fiz na última terça-feira. O nhoque geralmente é feito de batatas e similares como aipim (ou mandioca) e batata doce. Mas eu resolvi arriscar e fazer com lentilhas, e não é que deu certo?
Tanto o nhoque quanto a lentilha já tem tradições relacionadas a boa fortuna. Agora imagine o potencial dos dois combinados ;)
Além de ter ficado saboroso é mais nutritivo do que o de batatas. Procurei receita de nhoque de lentilhas na internet e não achei nenhuma, então não sei fui a primeira a tentar, mas aí está a receita que usei.

INGREDIENTES:
- 200g de lentilhas bem cozidas (com pouco ou nenhum caldo) já temperadas
- +/- 80g de farinha de rosca
- Farinha de trigo para dar liga

PREPARO:
Primeiro, em uma vasilha, misture as lentilhas com a farinha de rosca até formar "grumos". Se for preciso, acrescente mais farinha de rosca. O ideal é que as lentilhas estejam bem cozidas mesmo, com uma consistência pastosa. Ao misturar com a farinha de rosca a massa começará a ficar consistente porém ainda pegajosa.
Depois é ir acrescentando farinha de trigo e amassando bem até formar uma massa uniforme, sedosa e sequinha. Ela deve soltar completamente da vasilha e não ficar grudando na mão.
Uma vez a massa pronta, polvilhe um pouco de farinha de trigo em um recipiente liso e comece a fazer canudos (ou rolinhos) de massa e corte em pedacinhos como na foto.
Coloque uma panela de água para ferver. Quando a água etiver fervendo, vá acrescentando os pedacinhos de massa de forma que não fique grudados um no outro. Eles vão ficar no fundo da panela. Após alguns minutos eles vão começar a boiar (sinal de que já estão cozidos), estão é só retirá-los da panela e reservar. Quem já preparou nhoque de batata vai perceber que esse nhoque de lentilhas demora mais a boiar, é normal, demora um pouco mais, mas funciona!


Depois de cozinhar todos os pedacinhos é só servir com o molho de sua preferência.

Aqui eu usei um molho de tomate tradicional com orégano. Se não tiver nenhuma receita de sua preferência fica a dica do molho de tomate da ChubbyVegan.

Você pode acrescentar sal e outros temperos a gosto na massa. Eu só acrescentei um pouco de curry porque a lentilha já tinha sido cozida com outros temperos.

Participe da promoção:

2 comentários:

  1. Tay, só fui ver seu comentário agora =/

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu ADORO lentilha e ADORO nhoque, preciso fazer esse!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...