Tomates Verdes Fritos

Mês passado eu estava na casa de uma amiga e vi que ela tinha um livro que me chamou a atenção:

FLAGG, Fannie. Tomates Verdes Fritos no Café da Parada do Apito. São Paulo: Globo, 1993.



Lembrei que na época do lançamento do filme, ele vinha com um encarte com algumas receitas, entre elas, a de Tomates Verdes Fritos. É um dos meus filmes favoritos e até então, eu não tinha provado o prato ainda. Folheei o livro em busca de possíveis receitas dos tomates que inspiram o layout do nosso blog e não é que eu encontrei? Adaptei as receitas porque as originais tinham gordura de bacon e ovos, e resolvi fazer o teste drive. Compartilho com vocês uma das minhas cenas favoritas no filme, em que as protagonistas de uma parte da estória preparam pela primeira vez o prato hoje apresentado aqui. Na primeira tentatia, não dá muito certo, mas depois esse vira um dos pratos principais da casa. Apesar do título do filme, os tomates verdes e fritos não são o foco da narrativa.

Bom, vamos às receitas!!!
Tomates Verdes Fritos.

Tomates Verdes Fritos

Ingredientes:
1 tomate verde médio (por pessoa)
sal
pimenta
farinha de milho branca
ghee

Modo de preparo:
Corte o tomate em rodelas grossas, entremeie com sal e pimenta e depois cubra com farinha de milho. Em uma frigideira grande, ponha o ghee de modo a cobrir toda a base da frigideira e doure as rodelas de tomate levemente de ambos os lados.

Tomates Verdes Fritos ao molho de leite.
Tomates fritos esperando pelo molho de leite.

Tomates Verdes Fritos com molho de leite

Ingredientes:
3 colheres de sopa de ghee
4 tomates verdes firmes, cortados em fatias largas
iogurte natural ou creme de leite
migalhas de pão seco
farinha de trigo
leite
sal
pimenta

Modo de preparo:
Aqueça o ghee numa frigideira. Mergulhe as fatias de tomate no iogurte (ou creme de leite), depois nas migalhas de pão. Frite-as até dourarem de ambos os lados. Ponha os tomates num prato. Para cada colher de sopa de ghee que houver na frigideira, acrescente uma colher de sopa de farinha e misture bem; depois despeje uma xícara de leite morno e deixe engrossar, mexendo constantemente. Acrescente sal e pimenta a gosto. Despeje sobre os tomates e sirva.

Apreciação:
Fiz um tomate verde frito e três tomates verdes fritos com molho de leite. Não fui muito com a cara da primeira receita até provar. O tomate fica meio doce, meio apimentado, e derrete na boca. Fiquei extasiada. Uma delícia, devorei tudo e lamentei não ter feito mais. O tomate com molho de leite também é uma delícia, e também derrete. Ele fica mais crocante do que o outro, e satisfaz mais do que o outro (é uma preparação mais calórica também). Ambos são muito gordurosos, mas como eu fiz no ghee, ficou delicioso. Realmente, tem que ser feito em algum óleo temperado, azeite com ervas e coisas assim, isso é importante para dar sabor. Eu gostei muito do resultado. Não tenho hábito de comer fritura, mas para de vez em quando, vale. Olha como o tomate derrete por dentro. É uma das razões pelas quais ele não pode estar maduro.




Rende pouco, cada tomate dá quatro fatias. Na primeira receita, um tomate por pessoa não dá nem pro cheiro. Na segunda, como foi embebido no creme de leite, empanado com farelo de pão e ainda tinha o tal do molho, dois tomates foram suficientes para que eu ficasse satisfeita. Levando-se em consideração que ninguém vai servir apenas tomates fritos em um almoço, o anfitrião pode calcular mais ou menos quantos tomates deve usar para seu número de convidados. Outra coisa importante, eu fiz tanto com tomate bem verde quanto com tomate mais ou menos verde (já avermelhado, mas durinho, ainda não maduro). Fico bom com ambos, e eu não sei dizer qual fica melhor. Meu noivo disse que tomate verde não é tomate não maduro, mas um tipo de tomate, como "maçã-verde", e que não é fácil encontrar no Brasil. Não sei se procede, mas que ficou uma delícia com nosso tomate, ficou. =)

Uma boa dica de comidinha pra fazer no dia dos namorados e convidar o gatinho pra assistir o filme. Para quem não tem namorado nem pretendido, vale o programa com as amigas. =)


Comentários

  1. Ai que inveja (boa hahaha)!
    Quero experimentar aqui em casa *-*
    Ainda tenho que ver o filme também, vou tirar um dia para fazer o programa completo sugerido ;)
    Obrigada pelas dicas =****

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que demais! (Atrasada, só agora vi o post)
    Adorei, quero tentar fazer a receita e ver o filme. *-*
    Infelizmente não vai rolar o programa, eu acho, por dificuldades técnicas. aspfihahipdsa

    ResponderExcluir

Postar um comentário