"Feijão" de amendoim


Um amigo da minha turma da pós se servindo no jantar
vegetariano que preparei: o amendoim foi sucesso total!!!!

Hare Krishna! Esta é uma receita que aprendi para substituir o feijão em dias de ekadasi, dias em que os devotos de Krishna se abstém de comer grãos e cereais. O amendoim não é considerado leguminosa na categoria védica, é considerado uma raíz, por isso, pode ser consumido em ekadasi. É um alimento rico em proteínas e gorduras, além de conter sódio, um dos principais fatores da regulação hídrica no organismo. É também fonte de cálcio, ferro, fósforo,  fibras, e vitaminas A e do complexo B (com destaque para a niacina, que atua no metabolismo energético). Fonte nutri-vida uol.


Ingredientes:
meio pacote de amendoim vermelho com casca
uma caixa de molho de tomate
algumas folhas de hortelã-pimenta
meia colher de chá de curry
meia colher de chá de louro em pó
uma pitada de canela
uma pitada de pimenta-do-reino preta em pó
sal a gosto
ghee (manteiga clarificada) (se você é vegan, substitua por um óleo de sua preferência)

Modo de Preparo:
Cozinhe o amendoim na pressão por 40 minutos. Reserve. Em outra panela, coloque a hortelã para refogar no ghee e depois acrescente o molho de tomate. Aos poucos acrescente os temperos em pó. Se ficar picante demais, use mais canela para equilibrar o sabor. O tempero doce costa o efeito picante. Quando o molho começar a ferver, acrescente o amendoim e parte da água de seu cozimento. O molho deve ficar levemente encorpado, não deve ficar aguado demais. É a água do cozimento do amendoim que dará o ponto do molho (então, controle a quantidade) e modificará o sabor do tomate.


O molho de tomate disse para o amendoim: pode vir quente que estou fervendo!
  Dicas para servir:
Se não for ekadasi ou se isso não fizer diferença para você, sirva com arroz, batata palha e uma salada bem colorida. Se for ekadasi e você for devoto, sugiro um sabji (prometo postar algumas receitas em breve) ou batata gouranga com salada de folhas (alface, rúcula e agrião por exemplo).

Comentários

  1. Poxa vida! Sempre comi amendoim em um restaurante natural vegetariano e achava que se tratava de um tipo especial de feijão! Obrigada pela receita, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gratidão por compartilhar esta receita. sou devota a pouco tempo e venho sentindo muita dificuldade de fazer substituições nos jejuns ekadasi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário